A produção de um vídeo institucional de alto padrão segue uma linha de trabalho fundamental que inicia-se nas reuniões de briefing com o cliente para a definição dos objetivos e criação do roteiro, a captação das imagens, a edição, finalização e muitos outros pontos essenciais.
Uma produção audiovisual tem que explorar o máximo de elementos necessários para garantir a máxima aceitação de um vídeo. Os efeitos visuais, a trilha, a locução, as imagens artísticas e atraentes e a linguagem certa para o público-alvo desejado, entre outros.

Uma equipe especializada irá trabalhar todas as etapas da produção do vídeo com alto nível de comprometimento e foco nas necessidades do cliente.
Mas como em qualquer planejamento de marketing, algumas etapas devem ser seguidas:
A primeira delas é sem dúvida os objetivos e o público alvo. Qual a intenção principal do vídeo, o objetivo da mensagem e para quem ela se destina?
Para ficar ainda mais prático em compreender nossos objetivos, precisamos responder qual é a ação que desejamos que nosso cliente faça após assistir o vídeo que será produzido?
Na maioria dos vídeos institucionais produzidos, o objetivo central é de que o cliente sinta-se seguro para entrar em contato e fechar o negócio.
Para isso, apresentar os diferenciais de estrutura ou na metodologia de trabalho é bastante interessante, mas uma boa ideia também é aproveitar o vídeo para responder de forma dinâmica e atraente os questionamentos mais comuns do mercado, e que possivelmente devem ser os pontos mais relevantes para a tomada de decisão.
Por isso, apesar de toda a metodologia, prática e experiência de uma produtora capacitada, é tão importante a participação do contratante na elaboração de um projeto de vídeo, por que sabemos que quem conhece seu cliente é você.
A ideia é o cliente dizer onde precisa chegar e os especialistas o ajudarem a traçar o caminho
A definição dos perfis estéticos, a locução, as imagens, o grafismo, a trilha, animações, definição dos atores, locações, cenas e tudo o que o projeto necessitar.
O depoimento de clientes nos vídeos pode ser interessante já que eles atestam tanto a competência da empresa como a de seus produtos e serviços e podem aumentar as vendas em até 600%.
Enfim, estando tudo definido com o cliente, é chegada a hora da produção do vídeo.
E agora é com a produtora.
A ideia é o cliente dizer onde precisa chegar e os especialistas o ajudarem a traçar o caminho.
Por isso não tente produzir seu vídeo por conta própria, arriscando prejudicar a imagem da sua empresa por transmitir amadorismo em sua estratégia de comunicação.
Se for pra fazer, e faça um vídeo institucional de qualidade.
Veja outras matérias sobre este ou outros assuntos relacionados a produção de vídeo ou entre em contato para que possamos estudar juntos a melhor forma de atendê-lo.
Comments